Hyundai mostra “carrinha” i30 antes da estreia em Genebra

Depois de ter divulgado um "teaser" – que pouco ou nada mostrava - a confirmar que tinha escolhido o Salão Automóvel de Genebra para a apresentação da i30 Wagon, a Hyundai mostrou as primeiras imagens oficiais da "carrinha" i30.

Os detalhes divulgados pela fabricante sul-coreana ainda são escassos, mas as imagens ajudam a confirmar que esta variante "wagon" vai herdar grande parte das características do modelo de cinco portas que recentemente fez a sua estreia comercial em Portugal. A começar na linguagem estética.

A nova linguagem de estilo da fabricante sul-coreana marca um novo recomeço, uma vez que a Hyundai resolveu optar por um estilo de design bastante mais ocidental. E para isso muito contribuiu o alemão Peter Schreyer, chefe de design da Hyundai e da Kia.

E tal como acontece com a versão de cinco portas, o "look" exterior é um argumento de peso desta variante "wagon", que se destaca pela forma da linha do tejadilho que faz lembrar o desenho de um coupé tradicional.

Mas se o design é certamente um "cartão de visita" óptimo para esta i30 Wagon, é preciso outras características para "vingar" num dos segmentos mais intensos e competitivos do mercado europeu. A começar na capacidade de carga, uma vez que é precisamente essa característica, aliada a uma utilização bastante versátil, que os clientes deste tipo de carroçarias procura.

E nesse campo este Hyundai i30 Wagon tem um desempenho notável. Com os bancos em posição normal, a marca sul-coreana reivindica 602 litros de capacidade de carga da bagageira. Valor este que sobre para os 1650 litros com os bancos traseiros rebatidos. E para isso muito contribuem os 4,58 metros de comprimento e 1,47 metros de altura, sendo que esta versão cresceu 24 cm na largura face ao modelo "hatchback".

Dentro do habitáculo, tudo é igual à versão de cinco portas, com o ecrã central (que pode ser de 5 ou de 8 polegadas, conforme a versão escolhida) a assumir uma posição de destaque. Recorde-se que este sistema permite o "emparelhamento" com Apple CarPlay e Android Auto, a que se junta as possibilidade de conectividade via Bluetooth e a possibilidade de carregamento do smartphone sem fios.

Mas se a Hyundai garante que este modelo representa um passo enfrente no que a tecnologia diz respeito, também reivindica uma posição de destaque dentro do segmento no que toca a ajudas de condução e sistemas de segurança. Falamos de um sistema "cruise control" adaptativo, travagem autónoma de emergência, sistema que mantém o carro dentro das linhas da faixa de rodagem, alerta de tráfego na traseira, sistema de detecção do ponto morto e sistema de monitorização do estado de fadiga do condutor (avisa o condutor do seu estado de fadiga e, caso seja necessário, aconselha-o a fazer uma paragem).

Recorde-se que o Hyundai i30 Wagon tem apresentação marcada para o início de Março, no Salão Automóvel de Genebra, ainda que a estreia comercial em Portugal só deva acontecer no final de Junho. Ainda é cedo para falar de preços, mas é seguro afirmar que os preços deverão subir face às versões de cinco portas.

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